Recicle Idéias

O projeto Recicle Ideias surgiu em 2009 com a incumbência de auxiliar na conscientização da preservação do meio ambiente.

 

Realizado mensalmente, um caminhão itinerante leva informações às comunidades da Baixada Santista. A cada mês, uma cidade é escolhida para receber o projeto. Durante as atividades, tanto as crianças quanto os adultos podem passar pelo túnel interativo, assistir à peça teatral (idealizada especificamente para o tema de preservação ambiental) e participar de uma oficina de arte, onde todos aprendem formas de transformar lixo em obras. Túnel interativo – é um espaço montado próximo ao caminhão, onde as pessoas, quando o atravessam, ficam sabendo mais sobre as conseqüências da poluição, o que pode ser feito com material reciclável e os benefícios de ações sócio-ambientais. Três atores encenam e transmitem as informações durante o trajeto.

 

Espetáculo teatral – com o título Nem tudo que parece lixo é lixo, a equipe de atores do Instituto Cultural Vasco Carmano (ICVC) realiza uma peça inspirada do clássico infantil Os três porquinhos. Com duração de 50 minutos, a peça apresenta uma forma lúdica e divertida de como temos que nos comportar diante das ações que possam prejudica o meio ambiente.

 

São passadas informações sobre reciclagem e incentiva o respeito entre os cidadãos. Oficina Brincando de Aprender – neste espaço, as crianças usam a criatividade para transformar o lixo em brinquedos ou peças de decoração. Garrafas pets e tampinhas viram flores coloridas, por exemplo. Durante uma hora, os visitantes são instruídos por um professor que lhes auxilia na confecção do material.

© ICVC Todos os direitos reservados