Júlio Emílio Braz

Júlio Emílio Braz nasceu em 16 de abril de 1959, na cidade de Manhumirim-MG e aos cinco anos foi para o Rio de Janeiro. Aprendeu a ler e escrever sozinho, aos seis anos de idade e desenvolveu um gosto e um hábito pela leitura peculiares.

Iniciou a carreira de escritor “por acaso”, quando perdeu o emprego e o irmão o aconselhou a procurar uma editora e oferecer-lhe as histórias que havia escrito.

Assim, começou publicando histórias em quadrinhos e, mais tarde, escreveu narrativas de bang-bang, sob 39 pseudônimos diferentes. Foram 450 livros publicados, que paulatinamente estão sendo encontrados em sebos e livrarias por seus fãs e relançados para grande alegria do autor, que acabou por perder toda a obra em uma de suas mudanças.

Publicou mais de 190 livros infanto-juvenis e a grande maioria deles tem como tema questões sociais, sobretudo aqueles relacionados às crianças e adolescentes. O primeiro livro nessa linha é Saiguairu, de 1989, com o qual ganhou o prêmio Jabuti de Autor Revelação.

Em entrevista publicada no site www.members.tripod.com/escola, o escritor afirma:

“Acho que os jovens do meu país têm direito de saber como ele realmente é, até para mudá-lo no que ele tem de ruim e aprimorá-lo no que ele certamente tem de bom. Por isso, gosto tanto de abordar tal temática em meus livros.”

O escritor se renova no contato direto com seu público ao se apresentar em palestras em escolas públicas ou privadas, universidades, bibliotecas, espaços de cultura e afins.

Júlio Emílio Braz recebeu ainda outros prêmios além do já citado Jabuti, como: Austrian Children Book Award, na Áustria, pela versão alemã do livro Crianças na Escuridão (Kinder im Dunkeln) e o Blue Cobra Award, do Swiss Institute for Children's Book, com o mesmo livro.

Participa de eventos dentro e fora do Rio de Janeiro e do Brasil como o LER - Salão Carioca de Leitura, o FIL - Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens e o Adote um Escritor na Feira Literária de Porto Alegre. O autor acaba de lançar sua editora, a Editora Ogro, iniciando um novo ciclo em sua vida como editor de livros.

 

Para saber mais sobre o autor, acesse:

@je.brazoficial @ogro.educacional

Foto_Julio

© ICVC Todos os direitos reservados