Generoso Bueno, nascido no dia 25 de junho de 1914, na cidade de Campinas, o terceiro filho do casal Luiz Bueno e Maria Benedita de Oliveira. Após vir para São Paulo com sua mãe em 1922 e como interno do Asilo Anjo Gabriel, no bairro da Liberdade, aprendeu as primeiras letras passando para o Grupo Escolar da Barra Funda, na Capital. Generoso chegou na cidade de Santos junto com a sua mãe na época da Revolução de 1924 e foi morar no Morro da Penha, em cima da chamada “Pedra Lisa”.
Ainda menino, estudou no Grupo Escolar Dr. Cesário Bastos, na Vila Mathias e começou a trabalhar como aprendiz de ilustrador, passando depois para servente de pedreiro da antiga Companhia de Construtora de Santos. Na época da Revolução de 1932 chegou a se alistar na Milícia Cívica de Santos, enquartelada no Grupo Escolar Dr. Cesário Bastos, Generoso também foi jornaleiro durante muito tempo no centro da cidade, até que em fins de 1939 tornou-se ensacador profissional, pois desde 1932 vinha fazendo este tipo de serviço e em 1955 aposentou-se por motivos de saúde.
Casou-se pela primeira vez em 1938, com dona Helena Gonçalves Bueno, falecida em 1970, que lhe deu uma filha: Janete Bueno de Oliveira e um neto Odair Oliveira Bueno, e casou pela segunda vez com dona Evanildes Oliveira Bueno que deste casamento vieram três filhos Moisés, Marcelo e Magno.